Apple Pay e Carteira do Google: como pagar por aproximação com iPhone e Android

Carteiras digitais permitem armazenar cartões de crédito e débito no celular, além de guardar documentos e outras informações importantes, como ingressos de shows e passagens aéreas. Aplicativos de carteira digital do Google e da Apple podem ser usados para fazer pagamento por aproximação e compras online
Naipo.de/Unsplash
A
e o Google oferecem aplicativos que funcionam como carteiras digitais. Eles são usados principalmente para guardar dados de cartões de crédito e débito, mas também permitem armazenar documentos e informações sobre ingressos de shows e passagens aéreas, por exemplo.
Como o nome indica, o Apple Pay só está disponível para aparelhos da Apple. A Carteira do Google pode ser usada apenas no Android. Em ambos, o celular precisa ter NFC (sigla para “comunicação por campo de proximidade”), presente na maioria dos dispositivos lançados nos últimos anos.
Veja a seguir detalhes sobre as carteiras digitais do Google e da Apple:
O que é uma carteira digital?
As carteiras digitais são seguras?
Como usar a carteira digital?
Quais são os cartões compatíveis?
O que mais dá pra guardar na carteira digital?
🛜 O que é uma carteira digital?
Uma carteira digital é um aplicativo que permite armazenar dados de pagamento, como cartões de crédito e débito, que podem ser usados em lojas físicas ou na internet.
Em lojas físicas, basta seguir o procedimento do aplicativo e aproximar o celular da maquininha de pagamento (veja mais abaixo).
Nas compras online, é possível inserir no formulário de pagamento os dados sobre cartões que estão armazenados na sua conta. Em alguns casos, a loja virtual também pode exibir um botão para pagar com o Apple Pay ou a Carteira do Google.
🔒 As carteiras digitais são seguras?
As duas carteiras usam várias camadas de segurança para proteger as informações financeiras dos usuários. As principais medidas presentes em ambas as ferramentas incluem:
➡️ Criptografia: as informações nas carteiras são criptografadas nos bastidores do aplicativo, ou seja, elas são embaralhadas e transformadas em uma sequência de código. Essa ação dificulta a leitura do dado por pessoas não autorizadas.
➡️ Token: em vez do número real do cartão, os serviços criam um código virtual para representá-lo. É o token que é enviado para o estabelecimento em que você faz a compra. Assim, o número real do cartão nunca é compartilhado.
➡️ Senhas: as plataformas exigem senhas para liberar o acesso do usuário ao aplicativo. Elas variam entre PIN (sequência numérica), impressão digital ou até reconhecimento facial.
📲 Como usar a carteira digital?
Carteira do Google: pode ser baixada na loja de aplicativos Play Store, por meio deste link. Siga as instruções para instalar e conectar o aplicativo à sua conta do Google. Para cadastrar um cartão ou documento, siga os passos abaixo:
Na tela inicial da Carteira do Google, toque em “Adicionar à Carteira”;
Em seguida, selecione a opção “Cartão de débito ou crédito”;
Alinhe a câmera do celular ao cartão físico, como indicado, ou insira os dados manualmente;
Clique em “Salvar”;
Aceite os termos do emissor do cartão;
Conclua a verificação no aplicativo do banco.
Para pagar, basta desbloquear a tela do celular, aproximá-lo da maquininha por alguns segundos (não é preciso abrir o aplicativo Carteira do Google) e, se necessário, seguir as instruções que aparecerão na tela.
Carteira do Google
Divulgação/Google
No Apple Pay: o Carteira (também conhecido como Wallet) é o app que para permite guardar dados como cartões de crédito e débito, ingressos, cartões de embarque e comprovantes de vacinação. Os cartões salvos na Carteira podem fazer pagamentos pelo Apple Pay, seguindo esse passo a passo:
Toque no botão “Adicionar +”;
Escolha “Cartão de Débito ou Crédito”;
Toque em “Continuar”;
Posicione o cartão na moldura ou selecione “Inserir Dados Manualmente”;
Aceite os termos do emissor do cartão;
Conclua a verificação no aplicativo do banco.
Para pagar, clique duas vezes no botão à direita (se o iPhone tiver Face ID) ou no botão Home (se o celular tiver Touch ID). Depois, aproxime o aparelho próximo do leitor de pagamentos até que ele mostre um “OK” e um sinal de verificação na tela.
Como adicionar cartão na Carteira (Wallet) da Apple
Reprodução/Apple
💳 Quais são os cartões compatíveis?
Os modelos de carteira digital aceitam as principais bandeiras, como Mastercard e Visa, e bancos, como Caixa, Bradesco, Itaú, Nubank e Banco do Brasil, entre outros.
Desde que foram lançadas no Brasil, as plataformas têm ampliado o número de cartões aceitos. É possível consultar a lista completa de bancos aceitos no site do Apple Pay e da Carteira do Google.

📄 O que mais dá pra guardar na carteira digital?
Sim. Também é possível usar as carteiras da Apple e do Google para armazenar passagens aéreas, ingressos, certificados de vacinação e controles de acesso a espaços com fechaduras inteligentes.
O Google destaca que, em algumas cidades, seu aplicativo pode ser usado no transporte coletivo. Já a Apple afirma que sua carteira serve para guardar dados de algumas redes de vale-alimentação.
Leia também:
Você sabe identificar uma imagem que foi manipulada com inteligência artificial?
Foto de Kate: clique e veja detalhes que despertaram desconfiança sobre a imagem
Lei da União Europeia que regula big techs entra em vigor; entenda
Golpe do cartão por aproximação: veja como agem os criminosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *