Milei se encontra com Elon Musk e oferece apoio para o bilionário em investigações do STF no Brasil

Não ficou claro como esse apoio poderia acontecer. Após ameaças de Musk, dono da plataforma X, ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, Moraes solicitou a investigação do bilionário pela Justiça brasileira. Milei se encontra com Elon Musk em 12 de abril de 2024.
Reprodução/redes sociais
O presidente da Argentina, Javier Milei, e o dono da rede social X (antigo Twitter), Elon Musk, se encontraram no Texas, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (12).
Milei ofereceu apoio a Musk nos processos da Justiça brasileira em que o bilionário está sendo investigado, disse o porta-voz do presidente argentino, Manuel Adorni. (Leia mais abaixo)
Não ficou claro como esse apoio de Milei a Elon Musk poderia acontecer.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nos últimos dias, Elon Musk teve desavenças com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nas redes sociais, em que o bilionário dono do X utilizou sua plataforma para atacar Moraes e ameaçar reativar contas desativadas em processos movidos pelo tribunal.
Segundo Adorni, Milei e Musk também prometeram trabalhar juntos para promover soluções de livre mercado.
Após ameaças de Musk a Moraes, o ministro determinou a investigação do bilionário americano e ordenou que a rede X não desobedeça a ordens judiciais dadas pelo STF. (Leia mais abaixo)
Saiba quem é Elon Musk, bilionário americano dono da rede social X
Relembre o histórico do embate entre Musk e Judiciário brasileiro
Ataques a Moraes
Desde o último domingo (7), Elon Musk vem atacando Alexandre de Moraes e ameaçando reativar perfis de usuários bloqueados na rede social X pela Justiça brasileira no âmbito de dois inquéritos que Moraes é relator no STF:
o das milícias digitais: que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia.
o do 8 de janeiro: que investiga a tentativa de golpe no Brasil por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, questionou Musk, em inglês.
No curso das apurações dos inquéritos, ao longo dos últimos anos, Moraes determinou que as redes sociais bloqueassem a conta de alguns investigados. De acordo com o ministro, eles usavam as plataformas para o cometimento das práticas irregulares, que estão sendo investigadas.
Investigação
Após as ameaças e ataques de Elon Musk a Alexandre de Moraes, o ministro do STF determinou que a conduta do empresário seja investigada em novo inquérito.
Moraes também incluiu Musk entre os investigados no inquérito já existente das milícias digitais.
O ministro ordenou ainda que a rede X não desobedeça a nenhuma ordem da Justiça brasileira. E estipulou multa de R$ 100 mil para cada perfil que seja reativado irregularmente.
Para investigar Musk, Moraes afirmou que viu indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas atitudes do bilionário nos últimos dias.
A Polícia Federal deve ouvir representantes no Brasil da rede X nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
Ameaça de Irã atacar Israel é ‘real’, diz Casa Branca; países orientam cidadãos a não viajar para a região
Após pacto, idosa de 80 anos guarda cadáver de amiga em maleta por 1 ano no Chile
Príncipe William faz primeira aparição pública desde anúncio de câncer da princesa Kate
Javier Milei, presidente da Argentina, se encontrou com Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) no Texas, Estados Unidos, em 12 de abril de 2024.
Reprodução/redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *