o caso do prêmio que precisou ser devolvido

A noite de entrega dos Oscars é marcada por glamour, prestígio e celebração em honra aos notáveis trabalhos no mundo cinematográfico.

Dentre as inúmeras histórias que permeiam esse evento, existe uma particularmente inusitada que ocorreu no final da década de 60, destacando-se no anuário das premiações por sua peculiaridade.

Por que precisaram devolver o prêmio no Oscar?

A história do vencedor do Oscar que teve que devolver o troféu – Imagem: Reprodução

O documentário intitulado ‘Young Americans‘, sob a direção de Alexander Grasshoff e produção de Robert Cohn, retrata a jornada de um coral juvenil pelos Estados Unidos, vivenciando e compartilhando a rica diversidade cultural do país.

Premiado com o Oscar de Melhor Documentário na cerimônia de 1969, seu triunfo foi breve devido a uma reviravolta provocada por critérios técnicos.

De acordo com as regras estipuladas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, para um filme se qualificar ao Oscar, ele deve ter sido exibido nos cinemas no ano anterior à cerimônia de premiação.

No entanto, ‘Young Americans’ teve sua primeira exibição em 1967, o que o desqualificava automaticamente para a competição de 1969.

Mais sobre o filme

Em ‘Young Americans’ (1967), um grupo de jovens de diversas origens embarca em uma excursão de ônibus pelos Estados Unidos, indo de Nova York à Califórnia.

Ao longo da viagem, eles imergem na cultura americana, na música folk e na agitação social característica da época.

Como foi a devolução do prêmio?

A descoberta resultou em uma difícil decisão tomada por Gregory Peck, então presidente da Academia, que contatou Grasshoff e Cohn solicitando a devolução do Oscar.

Este momento peculiar na história da premiação sublinha a importância e a rigidez das diretivas da Academia para com seus participantes.

Este caso serve como um lembrete duradouro das responsabilidades e expectativas que cercam os concorrentes ao Oscar, além de ressaltar a integridade processual mantida pela Academia.

A cerimônia de entrega do Oscar continua a ser um marco anual para os profissionais do cinema, celebrando as realizações mais impressionantes na indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *