Criador de ‘Star Wars’ surpreende ao revelar o protagonista da saga; não é o Luke

Sem dúvidas, a saga de ‘Star Wars‘ continua a ser um fenômeno cultural indiscutível, mesmo após tantos anos.

Os fãs têm disponíveis diferentes tipos de mídias, como filmes, séries (em live-action e animação), livros, HQs e jogos de videogame. Tudo isso para expandir mais o universo dessa “galáxia muito, muito distante”.

Criada por George Lucas, a franquia é marcada por personagens icônicos, como Leia, Han Solo e Luke. Esses três são figuras centrais na trilogia original e conquistaram o coração de legiões de admiradores.

No entanto, uma nova luz foi lançada sobre a narrativa central da saga. Há 19 anos, George Lucas esteve em uma entrevista à ‘Rolling Stone’ e fez uma revelação que continua a surpreender os fãs ainda em 2024.

Luke Skywalker, um dos personagens mais presentes na trilogia clássica – Imagem: Lucasfilm/Reprodução

Qual seria o verdadeiro protagonista de ‘Star Wars’?

Na entrevista, fornecida em 2005, George Lucas surpreendeu ao declarar que o verdadeiro protagonista de Star Wars não era Luke Skywalker, mas sim Darth Vader.

Darth Vader, vilão e protagonista de ‘Star Wars’ – Imagem: Lucasfilm/Reprodução

Lucas argumentou que, embora muitos tenham inicialmente identificado Luke como o centro da história, a trama se desdobra em torno da jornada de redenção de Darth Vader, culminando em uma dinâmica complexa entre pais e filhos, mães e filhas.

“Eu criei uma série de filmes em torno de uma figura: Darth Vader […] Os primeiros longas narram a jornada de Luke para redimir seu pai, o que coloca Luke como o centro da narrativa. No entanto, a história também aborda a jornada da Princesa Leia em restaurar a República, seguindo os passos de sua mãe”, conta o cineasta.

Essas reflexões de Lucas, que datam de uma época em que ele exercia uma influência primordial sobre a franquia, contrastam com o atual cenário de ‘Star Wars’.

Um tempo após isso, a Lucasfilm foi adquirida pela Disney, abrindo caminho para uma expansão ainda maior do universo ‘Star Wars’.

Além da controversa nova trilogia de filmes, as séries têm desempenhado um papel fundamental na exploração de antigos e novos personagens e narrativas.

Figuras como Boba Fett, Ahsoka e especialmente Din Djarin, o Mandaloriano, têm ganhado destaque, ampliando o alcance e a profundidade das histórias de ‘Star Wars’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *